domingo, 6 de outubro de 2013

XX FESTEJO DE SANTA TERESINHA

Convite

Caríssimos irmãos e irmãs em Cristo !
Nossa fé se reanima na alegria da festa. Fé felicidade que nos irmana com Santa Teresinha, que nos ensina sermos firmes na fé e a Viver de amor, segredo que nos revela com a palavra de Deus, que ela amou, viveu e nos quer ensinar a viver em fraternidade.
Que estejam conosco, comunidade de Santa Teresinha, neste 20º Festejo de Santa Teresinha, sua presenças nos iluminarão na alegria do amor que vocês trazem para o nosso caloroso abraço eucarístico da nossa paz.

Um abraço cheio de Deus a todos,
Pe. Carlinhos, Pe. Mateus e Comunidade de Santa Teresinha


quinta-feira, 1 de agosto de 2013

CAMISA OFICIAL DO MEM

                    Quem gostar de adiquirir uma camisa do MEM, fale com João israel (099 8808 1597) ou pelo facebook www.facebook.com/joaoiisrael o preço da camisa é R$ 20,00.

domingo, 23 de junho de 2013

Santos de Junho: Santo Antônio, São João e São Pedro

santos de junho

Três santos são efusiva e intensamente comemorados em junho, em todo o Brasil, desde o período colonial: Santo Antônio, São João e São Pedro. No nordeste brasileiro principalmente, estes santos são reverenciados e pode-se dizer que a importância destas festas, para as populações nortista e nordestina, ultrapassa a do Natal, principal festa cristã, e que elas são, historicamente, o evento festivo mais importante destas regiões, tanto cultural como politicamente.





Santo Antôniosanto-antonio
Fernando de Bulhões (verdadeiro nome de Santo Antônio), nasceu em Lisboa em 15 de agosto de 1195, numa família de posses. Aos 15 anos entrou para um convento agostiniano, primeiro em Lisboa e depois em Coimbra, onde provavelmente se ordenou. Em 1220 trocou o nome para Antônio e ingressou na Ordem Franciscana, na esperança de, a exemplo dos mártires, pregar aos sarracenos no Marrocos. Após um ano de catequese nesse país, teve de deixá-lo devido a uma enfermidade e seguiu para a Itália.
Indicado professor de teologia pelo próprio são Francisco de Assis, lecionou nas universidades de Bolonha, Toulouse, Montpellier, Puy-en-Velay e Pádua, adquirindo grande renome como orador sacro no sul da França e na Itália. Ficaram célebres os sermões que proferiu em Forli, Provença, Languedoc e Paris. Em todos esses lugares suas prédicas encontravam forte eco popular, pois lhe eram atribuídos feitos prodigiosos, o que contribuía para o crescimento de sua fama de santidade.
A saúde sempre precária levou-o a recolher-se ao convento de Arcella, perto de Pádua, onde escreveu uma série de sermões para domingos e dias santificados, alguns dos quais seriam reunidos e publicados entre 1895 e 1913. Dentro da Ordem Franciscana, Antônio liderou um grupo que se insurgiu contra os abrandamentos introduzidos na regra pelo superior Elias.
Após uma crise de hidropisia (Acúmulo patológico de líquido seroso no tecido celular ou em cavidades do corpo). Antônio morreu a caminho de Pádua em 13 de junho de 1231. Foi canonizado em 13 de maio de 1232 (apenas 11 meses depois de sua morte) pelo papa Gregório IX.
A profundidade dos textos doutrinários de santo Antônio fez com que em 1946 o papa Pio XII o declarasse doutor da igreja. No entanto, o monge franciscano conhecido como santo Antônio de Pádua ou de Lisboa tem sido, ao longo dos séculos, objeto de grande devoção popular.
Sua veneração é muito difundida nos países latinos, principalmente em Portugal e no Brasil. Padroeiro dos pobres e casamenteiro, é invocado também para o encontro de objetos perdidos. Sobre seu túmulo, em Pádua, foi construída a basílica a ele dedicada.
  • Sincretismo de Santo Antônio: Exu-RJ / Ogun-BA
  • Devoção de Santo Antônio: Padroeiro dos pobres, santo casamenteiro, sempre sendo invocado para se achar objetos perdidos. É também Patrono dos Aflitos.
  • Data Comemorativa: 13 de Junho.

Assim surgiu a Festa de São Joãodia-de-sao-joao-1
Dizem que Santa Isabel era muito amiga de Nossa Senhora e, por isso, costumavam visitar-se.
Uma tarde, Santa Isabel foi à casa de Nossa Senhora e aproveitou para contar-lhe que, dentro de algum tempo, iria nascer seu filho, que se chamaria João Batista.
Nossa Senhora, então, perguntou-lhe:
- Como poderei saber do nascimento do garoto?
- Acenderei uma fogueira bem grande; assim você de longe poderá vê-la e saberá que Joãozinho nasceu. Mandarei, também, erguer um mastro, com uma boneca sobre ele.
Santa Isabel cumpriu a promessa.
Um dia, Nossa Senhora viu, ao longe, uma fumacinha e depois umas chamas bem vermelhas. Dirigiu-se para a casa de Isabel e encontrou o menino João Batista, que mais tarde seria um dos santos mais importantes da religião católica. Isso se deu no dia vinte e quatro de junho.
Começou, assim, a ser festejado São João com mastro, e fogueira e outras coisas bonitas como: foguetes, balões, danças, etc…
E, por falar nisso, também gostaria de contar porque existem essas bombas para alegrar os festejos de São João.
Pois bem, antes de São João nascer, seu pai, São Zacarias, andava muito triste, porque não tinha um filhinho para brincar.
Certa vez, apareceu-lhe um anjo de asas coloridas, todo iluminado por uma luz misteriosa e anunciou que Zacarias ia ser pai.
A sua alegria foi tão grande que Zacarias perdeu a voz, emudeceu até o filho nascer.
No dia do nascimento, mostraram-lhe o menino e perguntaram como desejava que se chamasse.
Zacarias fez grande esforço e, por fim, conseguiu dizer:
- João!
Desse instante em diante, Zacarias voltou a falar.
Todos ficaram alegres e foi um barulhão enorme. Eram vivas para todos os lados.
Lá estava o velho Zacarias, olhando, orgulhoso, o filhinho lindo que tinha…
Foi então que inventaram as bombinhas de fazer barulho, tão apreciadas pelas crianças, durante os festejos juninos.
dia-de-sao-pedro-2São Pedro, o Fundador da Igreja Católica
São Pedro, o Apóstolo e o pescador do lago de Genezareth, cativa seus devotos pela história pessoal. Homem de origem humilde, ele foi Apóstolo de Cristo e depois encarregado de fundar a Igreja Católica, tendo sido seu primeiro Papa.
Considerado o protetor das viúvas e dos pescadores, São Pedro é festejado no dia 29 de junho, com a realização de grandes procissões marítimas em várias cidades do Brasil. Em terra, os fogos e o pau-de-sebo são as principais atrações de sua festa.
Depois de sua morte, São Pedro, segundo a tradição católica, foi nomeado chaveiro do céu. Assim, para entrar no paraíso, é necessário que o santo abra suas portas. Também lhe é atribuída a responsabilidade de fazer chover. Quando começa a trovejar, e as crianças choram com medo, é costume acalmá-las, dizendo: “É a barriga de São Pedro que está roncando” ou “ele está mudando os móveis de lugar”.
No dia de São Pedro, todos os que receberam seu nome devem acender fogueiras na porta de suas casas. Além disso, se alguém amarrar uma fita no braço de alguém chamado Pedro, ele tem a obrigação de dar um presente ou pagar uma bebida àquele que o amarrou, em homenagem ao santo.
A festa de São Pedro
Em homenagem ao santo, acendem-se fogueiras, erguem-se mastros com sua bandeira e queimam-se fogos; porém, a noite de 29 de junho não é tão empolgante quanto a animação verificada na festa de São João.
Também se fazem procissões terrestres, organizadas pelas viúvas, e fluviais, pois, como vimos, São Pedro é o protetor dos pescadores e das viúvas. Em várias regiões do Brasil, a brincadeira mais comum na festa é a do pau-de-sebo.
Embora São Paulo também seja homenageado em 29 de junho, ele não é figura de destaque nas festividades desse mês.

segunda-feira, 13 de maio de 2013

13 de maio, data muito especial !


Em 13 de maio de 1981, o Papa Joao Paulo II sofreu um atentado na Praça São Pedro. A bala foi colocada na coroa de Nossa Senhora de Fátima, a quem Karol Wojtyla atribuiu a intercessão e proteção.






A mensagem de Fátima é dirigida ao mundo, por isso, lá é o Altar do Mundo.
Segundo as memórias da Irmã Lúcia, podemos dividir a mensagem de Fátima em três ciclos: Angélico, Mariano e Cordimariano.

O Ciclo Angélico se deu em três momentos: quando o anjo se apresentou como o Anjo da Paz, depois como o Anjo de Portugal e, por fim, o Anjo da Eucaristia.

Depois das aparições do anjo, no dia 13 de maio de 1917, começa o ciclo Mariano, quando a Santíssima Virgem Maria se apresentou mais brilhante do que o sol a três crianças: Lúcia, 10 anos, modelo de obediência e seus primos Francisco, 9, modelo de adoração e Jacinta, 7, modelo de acolhimento.

Na Cova da Iria aconteceram seis aparições de Nossa Senhora do Rosário. A sexta, sendo somente para a Irmã Lúcia, assim como aquelas que ocorreram na Espanha, compondo o Ciclo Cordimariano.

Em agosto, devido às perseguições que os Pastorinhos estavam sofrendo por causa da mensagem de Fátima, a Virgem do Rosário não pôde mais aparecer para eles na Cova da Iria. No dia 19 de agosto ela aparece a eles então no Valinhos.

Algumas características em todos os ciclos: o mistério da Santíssima Trindade, a reparação, a oração, a oração do Santo Rosário, a conversão, a consagração da Rússia ao Imaculado Coração de Maria. Enfim, por intermédio dos Pastorinhos, a Virgem de Fátima nos convoca à vivência do Evangelho, centralizado no mistério da Eucaristia. A mensagem de Fátima está a serviço da Boa Nova de Nosso Senhor Jesus Cristo.

A Virgem Maria nos convida para vivermos a graça e a misericórdia. A mensagem de Fátima é dirigida ao mundo, por isso, lá é o Altar do Mundo.

Expressão do Coração Imaculado de Maria que, no fim, irá triunfar é a jaculatória ensinada por Lúcia: "Ó Meu Jesus, perdoai-nos e livrai-nos do fogo do Inferno, levai as almas todas para o Céu; socorrei principalmente as que mais precisarem!"

Nossa Senhora de Fátima, rogai por nós!

terça-feira, 23 de abril de 2013

Participe ! Contamos com sua presença !



Nona caminhada pela paz. Momento de reflexão! ... Que mundo queremos? O que podemos fazer para termos uma sociedade mais justa, mais humana?...
Agite a sua bandeira e dê o seu grito de paz! Quem deseja faz. Não espera acontecer...
Dia 05 de maio de 2013, Ás 17:00hs (cinco horas da tarde).
Descida da Serra do Jiquiri até a igreja matriz! Realização - Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima, MEJ-MEM, AMAE.

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Lindo !



Esta CRIANÇA largou os pais e correu para ajudar o ator que representava Jesus durante a passagem pela via dolorosa. Ele pensava que era real.

"Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos fizerdes como meninos, de modo algum entrareis no reino dos céus." (Mateus 18:3)

PARTICIPAÇÃO DO MEM NO TEATRO DE RUA DO DOMINGO DE RAMOS - 2013






quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Novo Coordenador

Na foto, Gabriel Rodrigues novo coordenador do MEM
      No ultimo dia 17 de fevereiro de 2013, houve o pequinique de planejamento do MEM, nele houve o votação para mais um coordenador do MEM, que antigamente era composta por Mayara Carneiro, João Israel, Yvila Souza e Natan. Dois candidatos se manifestaram, Elayne e Gabriel Rodrigues, Elayne que antigamente juntamente com Laissa organizava as coreografias para as Ação de Graças das celebrações e Gabriel Rodrigues um membro muito ativo, assiduo, acólito do bairro e que sempre esta pronto pro que der e vier. Foram 26 crianças com o poder do voto, crianças com mais de 09 anos . Gabriel obteve 18 votos e Elayne obteve 8 votos. Portanto apartir do dia 22/02/2013 Gabriel passará a compor a coordenação do Movimento Eucaristico Mirim. Parabéns Gabriel !

Mayara, João e Ivila.
Atuais coordenadores, com a assessoria de Natanael Borges

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

PEQUINIQUE DO MEM

No Ultimo dia 17 de fevereiro de 2013, o Movimento Eucaristico Mirim promoveria um pequinique no sitio dos Arraes, situado na Avenida Leal Arraes, s/n , proximo a casa de Daniela Leite e Cabileira, mas por motivos maiores foi cancelado em cima da hora devido a noite passada toda ser tomada de chuvas, relampagos e trovoadas. Como o combinado as crianças chegaram a igreja de Santa Teresinha á partir das 07:30min da manhã, chegando lá um representante do sitio já estava a nossa espera pra comunicar-nos que o sitio não estava apto a receber o numero esperado de crianças pelo fato do local estar completamente inundado por agua. A coordenação juntou-se e propôs que o piquinique fosse feito dentro da igreja de Santa Teresinha por motivo do tempo estava muito chuvoso, todos concordaram e as crianças ansiosas com suas bagagens entraram para a igreja e logo em seguida foi separado duas equipes para a nossa gincana, branca e verde, no final a equipe verde obteve 148 ponto e a equipe branca com 192 pontos. Foi um otimo pequinique um momento oportuno para a oração, organização e diversão. Saímos da igreja ás 18:00 da noite.












































































Creditos das imagens Larissa Rodrigues, Obrigado Larissa por fazer a cobertura fotografica !